OS
TEMPOS ANCESTRAIS NA ORDEM INVERSA DAS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM.
A
Linguagem Articulada surgiu há 25,01 milhões de anos. Uma distância
extraordinária para o nascimento da linguagem, mas no seguimento às outras
distâncias extraordinárias. Foi ela, associada à influência hereditária, um
comprimento também extraordinário que originou, que levou a que todos os
indivíduos (excepto os que têm carências cognitivas profundas) aprendam a linguagem
oral plena ou minimamente.
A
Linguagem Articulada surgiu há 25,01 milhões de anos, o Pensamento Numérico há
1,1231 milhões de anos e a Escrita há 8000 anos. E é nessa mesma ordem que o
indivíduo cresce: primeiro aprende a linguagem oral, depois a aritmética e por
último a escrita. No muito grande universo dos que aprendem a linguagem oral há
um subuniverso, os que têm carências cognitivas e aprendem o mínimo, que não
ultrapassam a aritmética elementar, como contar e somar moedas, e neste ninguém
aprende a escrita. O grau de dificuldade dos fenómenos cognitivos fundamentais
obedece à distância evolutiva paralela: a oralidade é fácil, o pensamento
numérico elementar é menos fácil e a escrita é mais difícil.
E se
as dificuldades coletivas da apreensão dos três fenómenos fundamentais obedecem
à mesma ordem individual de os dominar isso diz-nos, inequivocamente, que a
evolução individual é paralela à evolução genérica e que as aptidões
particulares para os seus domínios respeitam a capacidades cerebrais inatas,
intuitivas e hereditárias, desenvolvidas pelos tempos ancestrais da evolução da
Espécie.
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